Livro de Receitas: Comer Bem é Mais Barato

As receitas do programa Comer Bem é Mais Barato, estão disponíveis na ligação:

"Comer bem e barato é possível. É verdade que se pode comer caro e bem. E que se pode comer barato e mal. Mas é a primeira hipótese que nos convém. O mais importante é que é mesmo possível, de acordo com o que explicam nutricionistas e médicos.
Quando falo em comer bem estou a referir-me a várias coisas. Às calorias suficientes para nos darem a energia necessária para sustentar o corpo, trabalhar, movimentarmo-nos. Mas isso não chega. Os alimentos têm que ter vitaminas e sais minerais, que são nutrientes muito leves, que não fornecem calorias, mas que são indispensáveis para a vida das nossas células. Há ainda uma coisa muito importante: a comida tem que ter bom sabor. Sentar-se à mesa não é uma obrigação: é mesmo uma alegria.
Será que tudo isto custa dinheiro? É claro que custa! Mas consegue-se que não custe tanto como parece, se fizermos as boas escolhas. São essas boas escolhas que estão presentes no livrinho de receitas que aqui está. E também neste livrinho estão boas sugestões para aproveitar sobras.
Vou contar uma história interessante. Durante a segunda guerra mundial houve escassez de alimentos. Mesmo em Portugal, que não estava em guerra, havia senhas de racionamento. E foi então que em Inglaterra, em vez de se lamentarem, resolveram mobilizar todo o país para criar as melhores receitas com o mínimo de custo.
Estamos em guerra? Felizmente que não! Mas estamos a atravessar uma crise originada pelos grandes meios financeiros internacionais e que se transformou numa crise económica e social, num país já de si com dificuldades de desenvolvimento.
Em termos práticos: uma parte muito grande das famílias portuguesas não tem dinheiro suficiente para pagar as despesas. E não ter dinheiro, quando se trabalha ou se quer trabalhar, não é nenhuma vergonha. É a verdade e é preciso pôr as cartas em cima da mesa. Mas não pode faltar o básico – a alimentação.
Foi por isso que um grupo dos melhores nutricionistas do país elaborou um conjunto de receitas que são constituídas por alimentos ricos nutricionalmente, saborosos e simples de preparar. São refeições para comer à mesa! Por outro lado, um grupo de especialistas em custos, estudou rigorosamente em vários pontos de venda qual o preço destas refeições. E o resultado aí está. É bom, é barato. E não dá milhões, infelizmente. Mas dá saúde e bem estar. Para arranjar força para atravessar o mau tempo."
Isabel do Carmo

Imagem:

Sem comentários:

Enviar um comentário