Silicon Valley proíbe fast food com brinquedos

in Jornal Público,30.04.2010
Por Dulce Furtado

"As autoridades de Silicon Valley, na Califórnia, proibiram os restaurantes de oferecerem brinquedos junto com as refeições para crianças que não cumpram os padrões nutricionais de saúde - medida que vai afectar à cabeça as Happy Meals da McDonald"s.

Com esta nova regulamentação - aprovada na quarta-feira e que carece de nova discussão e votação, agendada para 11 de Maio, antes de entrar em vigor dentro de três meses -, a assembleia legislativa do condado de Santa Clara, onde uma em quatro crianças é obesa, restringe o hábito que se estendeu aos restaurantes de quase todo o país de atrair as crianças com a oferta de brinquedos.

"O regulamento vai pôr fim à associação de refeições não saudáveis e ofertas [para as crianças]. E vai ajudar os pais a fazerem as escolhas certas para os filhos, sem brinquedos e brindes a entrarem na ponderação e a forçá-los a consumir alimentos que não cumprem os padrões nutricionais", defendeu o director do organismo de supervisão do condado, Ken Yeager, ao jornal San Francisco Chronicle.

Apenas os restaurantes que sigam os critérios nutricionais estabelecidos pelos serviços de saúde norte-americanos podem oferecer brinquedos junto com as refeições - a saber: não mais do que 120 calorias por bebida, e até 200 calorias por cada componente da refeição ou 485 calorias por toda a refeição. É igualmente imperativo cumprir os limites de sódio, gordura e açúcar nos alimentos.

O não cumprimento da nova regulamentação penaliza as empresas em multas de mil dólares por cada refeição vendida em violação dos termos do decreto.

O estado da Califórnia tinha já dado passos pioneiros neste âmbito, tendo proibido a venda de refrigerantes nas escolas públicas, e está agora a ser debatida uma proposta de legislação estadual para introduzir taxas adicionais sobre as bebidas extremamente calóricas e contendo elevados níveis de açúcar.

Nos EUA, a obesidade infantil atinge níveis alarmantes, tendo triplicado nos últimos trinta anos. E dois terços dos norte-americanos adultos - 190 milhões de pessoas - têm peso acima dos padrões saudáveis."


Fonte:
http://jornal.publico.pt/noticia/30-04-2010/silicon-valley-proibe-fast-food-combrinquedos-19300971.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário