in Jornal Público,30.04.2010
"As autoridades de Silicon Valley, na Califórnia, proibiram os restaurantes de oferecerem brinquedos junto com as refeições para crianças que não cumpram os padrões nutricionais de saúde - medida que vai afectar à cabeça as Happy Meals da McDonald"s.
Com esta nova regulamentação - aprovada na quarta-feira e que carece de nova discussão e votação, agendada para 11 de Maio, antes de entrar em vigor dentro de três meses -, a assembleia legislativa do condado de Santa Clara, onde uma em quatro crianças é obesa, restringe o hábito que se estendeu aos restaurantes de quase todo o país de atrair as crianças com a oferta de brinquedos.
"O regulamento vai pôr fim à associação de refeições não saudáveis e ofertas [para as crianças]. E vai ajudar os pais a fazerem as escolhas certas para os filhos, sem brinquedos e brindes a entrarem na ponderação e a forçá-los a consumir alimentos que não cumprem os padrões nutricionais", defendeu o director do organismo de supervisão do condado, Ken Yeager, ao jornal San Francisco Chronicle.
Apenas os restaurantes que sigam os critérios nutricionais estabelecidos pelos serviços de saúde norte-americanos podem oferecer brinquedos junto com as refeições - a saber: não mais do que 120 calorias por bebida, e até 200 calorias por cada componente da refeição ou 485 calorias por toda a refeição. É igualmente imperativo cumprir os limites de sódio, gordura e açúcar nos alimentos.
O não cumprimento da nova regulamentação penaliza as empresas em multas de mil dólares por cada refeição vendida em violação dos termos do decreto.
O estado da Califórnia tinha já dado passos pioneiros neste âmbito, tendo proibido a venda de refrigerantes nas escolas públicas, e está agora a ser debatida uma proposta de legislação estadual para introduzir taxas adicionais sobre as bebidas extremamente calóricas e contendo elevados níveis de açúcar.
Nos EUA, a obesidade infantil atinge níveis alarmantes, tendo triplicado nos últimos trinta anos. E dois terços dos norte-americanos adultos - 190 milhões de pessoas - têm peso acima dos padrões saudáveis."
Fonte:
http://jornal.publico.pt/noticia/30-04-2010/silicon-valley-proibe-fast-food-combrinquedos-19300971.htm
Sem comentários:
Enviar um comentário