Morreu David Servan-Schreiber, o “Sr. Anticancro”

25.07.2011, Por Ana Gerschenfeld

"David Servan-Scheiber, médico e neurocientista francês conhecido pelo seu livro sobre o "estilo de vida anticancro", morreu ontem à noite num hospital em Fécamp (noroeste da França). Tinha 50 anos e lutava há quase 20 contra um cancro muito agressivo no cérebro.

Há já várias semanas, tinha tornado pública a sua desesperada situação de saúde, com a publicação do seu último livro, On peut se dire au revoir plusieurs fois ("É possível dizer-se adeus várias vezes", na tradução em português) (ed. Robert Laffont).

Servan-Scheiber, que como lembra a AFP nasceu numa família de grandes empresários, estava já há três dias em coma, depois de ter sofrido durante os últimos meses de diversos sintomas neurológicos graves – paralisia, dificuldade em falar – devidos a metástases no cérebro.

Foi em 1992 que, por mero acaso, Servan-Scheiber se submeteu a uma ressonância magnética no âmbito de pesquisas em neurociências que estava a fazer no seu laboratório da Universidade de Pittsburgh (EUA) e descobriu que tinha um tumor cerebral maligno. Foi operado e tratado. Mas foi quando o cancro voltou em 2000, e quando Servan-Scheiber teve de voltar a ser operado e a submeter-se a quimioterapia e radioterapia – como contou ao PÚBLICO em entrevista em Maio de 2010 – , que percebeu que tinha de procurar o que ele próprio “podia fazer para reforçar a capacidade de o [seu] corpo combater a doença”.

O resultado dessas pesquisas foi o seu livro Anticancro – Uma nova maneira de viver, publicado em 2007 (e em 2008 em Portugal, pela Caderno). No livro, Servan-Schreiber detalha as principais alterações de estilo de vida (em termos de nutrição, mas não só) que, segundo tinha apurado a partir da análise de inúmeros estudos epidemiológicos e em animais publicados na literatura científica, podem ajudar o organismo humano a lutar contra o cancro. Apesar de ter sido alvo de críticas por parte de alguns oncologistas por preconizar métodos alternativos, Servan-Schreiber sempre afirmou que os métodos soft não deviam de maneira alguma substituir os da medicina convencional, que continuavam a ser os que já lhe tinham salvo a vida por duas vezes.

A terceira recaída aconteceu no ano passado e desta vez Servan-Scheiber não a conseguiu vencer. Motivou a escrita do seu último livro. “Se a doença me atinge apesar de pensar, comer, mexer-me, respirar e viver anticancro, então o que resta de Anticancro?, declarou. “É para responder a esta pergunta que escrevo hoje.”

Era uma questão que tínhamos evocado na entrevista do ano passado. Na altura, Servan-Schreiber tinha respondido simplesmente: “Eu não sou uma experiência científica. O que digo no meu livro não se baseia no sucesso ou no fracasso do meu caso pessoal – e ainda bem. Não possuo nenhum método garantido a 100 por cento, não sei o que me irá acontecer daqui a três meses ou três anos. Mas isso não altera a validade do que digo.”

Au revoir, David Servan-Schreiber."

Fonte:
http://www.publico.pt/Sociedade/morreu-david-servanschreiber-o-sr-anticancro_1504602

Linguini com courgete e grão-de-bico

Linguine With Zucchini and Chickpeas
Anna Williams
Serve 4 Tempo de preparação: 15m | Tempo total: 20m

Instruções

  1. Coza a massa de acordo com as instruções da embalagem. Guarde ½ chávena de água de cozer a massa, escorra a massa e volte a colocar na panela.
  2. Aqueça o azeite numa frigideira grande, em lume médio. Adicione as courgetes e o sal.
  3. Cozinhe as courgetes, mexendo frequentemente, até estarem macias, cerca de 4 a 5 minutos.
  4. Adicione o grão-de-bico, alho, piri-piri e cozinhe até a mistura aquecer bem, cerca de 2 a 3 minutos.
  5. Misture a massa com a água de cozedura, e metade do Parmesão ralado.
  6. Coloque a massa numa tigela grande, cubra com a mistura de vegetais e o resto do Parmesão.
Kate Merker,  Agosto 2009

Fonte e imagem:
http://www.realsimple.com/food-recipes/browse-all-recipes/linguini-zucchini-chickpeas-recipe-00000000017326/index.html